Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ditassa cordeiroana Fontella EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de subarbusto escandente de cerca de um metro de altura, encontrado nos Campos Rupestres do Estado de Minas Gerais. Tem distribuição restrita, com EOO de 2.685,69 km² e AOO de 88 km² entre as cotas de 650 m e 1250 m de altitude. Está sujeita a cinco situações de ameaça, nos municípios de Cristália, Itacambira, Grão Mogol, Botumirim e Rio Pardo de Minas. É ameaçada pela perda da qualidade do habitat, em decorrência de histórico de garimpo e atuais modos de uso do solo, como a criação de gado e a especulação imobiliária.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ditassa cordeiroana Fontella;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Frequência de ocorrência: abundante (Biodiversitas, 2005).

Distribuição

Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011).

Ecologia

​Subarbusto até 1 m alt, ramos escandentes, suberosos na base. Coletada com flores de janeiro a dezembro e frutos de janeiro a julho e de setembro a novembro (Konno, 2005).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes A grande quantidade deáreas pouco alteradas ao longo de todo o corredor da Cadeia do Espinhaço e orecente reconhecimento de sua importância com a criação da Reserva da Biosferado Espinhaço apontam para a necessidade de se atuar com rigor na ordenação daocupação do solo em todo este corredor, sobretudo controlando a especulaçãoimobiliária e o turismo desordenado e o desmatamento para carvoaria e, emcertas áreas, a mineração (Madeira; Ribeiro, 2009).

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes Por sua expressiva belezacênica e atrativos naturais, a região da Cadeia do Espinhaço vêm seconstituindo num alvo de mudanças socioespaciais ocasionadas pelo afluxo cadavez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizadapelas segundas residências de lazer. Tal fluxo turístico e ocupação exógenaadquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentandosignificativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004556>.

- OLIVEIRA, H.G. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. In: MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: UFMG, Território Brasilis, p.225-237, 2002.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ E ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- KONNO, T. U. P. Ditassa R.Br. (Apocynaceae: Asclepiadoideae) no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2005.

- RAPINI, A.; MELLO-SILVA, R.; KAWASAKI, M. L. ASCLEPIADOIDEAE (APOCYNACEAE) DA CADEIA DO ESPINHAÇO DE MINAS GERAIS, BRASIL. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 19, p. 55-169, 2001.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Ditassa cordeiroana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ditassa cordeiroana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 12:23:55